Entre as princesas mais famosas da Disney estão: Branca de Neve, Cinderela, Aurora, Ariel, Jasmine, Bela e Tiana . Apesar de muitas dessas personagens terem surgido a 50, 60 ou até 70 anos atrás nos filmes da Walt Disney Pictures, até hoje elas fazem muito sucesso e já são encontradas em linhas de bonecas, acessórios, listas de materias, fantasias e brinquedos. No Brasil, as princesas já possuem até um site oficial que conta com histórias, atividades e jogos online.
As Princesas da Disney representam uma variedade de personalidades, características, talentos, etnias e contextos culturais, que através de suas histórias recheadas de beleza, romances, transformação e aventura aguçam a imaginação das meninas. Aqui vamos falar um pouquinho sobre cada uma delas:
Foi a primeira princesa criada por Walt Disney, e fez sua aparição no filme “Branca de Neve e os Sete Anões” em 1937. Ela é um sinônimo de simpatia, pureza e bondade. Apesar de ser forçada pela Rainha má a vestir-se com trapos e a trabalhar na faxina do castelo, a princesa permanece sendo uma moça prestativa, doce e preocupada com todos, que sonha com um dia encontrar seu príncipe encantado. Após ser obrigada a fugir do reino, Branca de Neve faz amizade com os Sete Anões (Atchim, Soneca, Zangado, Feliz, Dengoso, Mestre e Dunga), tornando-se sua mentora, guardiã e amiga. Embora seja vítima do plano diabólico da rainha, que a deixa morta com uma maçã envenenada, Branca de Neve vê seu sonho tornar-se realidade, quando é resgatada pelo Príncipe que a desperta com um beijo de amor verdadeiro e à leva para viver com ele.
É a segunda princesa criada pela Disney e fez sua estréia no filme “Cinderela” em 1950, ultrapassando as bilheterias de Branca de Neve. Ela é princesa mais querida da Disney e considerada a mais ativa na história, além disso, diferencia-se das outras por não ter nascido com sangue real, tornando-se princesa só após se casar com o príncipe. O enredo conta a história de uma menina rejeitada pela madrasta e pelas irmãs. Com a morte de seu pai, Cinderela é obrigada a trabalhar como empregada para ela e as suas irmãs, Anastasia e Drizella. Ela cumpre com todas as suas tarefas com ajuda de ratos, passarinhos e outros animais. O rumo da história muda quando ouve-se a respeito de um baile real, onde o príncipe encontraria sua futura esposa. Com a ajuda da fada madrinha, num passe de mágica que duraria até meia-noite, o seu vestido torna-se uma obra prima, uma abóbora transforma-se em uma linda carruagem e seus amigos animais em cavalos brancos. No baile, o Príncipe Encantado apaixona-se por Cinderela, mas como ela tem que sair antes da meia-noite acaba esquecendo seu sapatinho de cristal. Apesar de alguns desencontros provocados pelas irmãs de Cinderela, o Príncipe encontra Cinderela que possui o outro par do sapato e ganha o coração dele.
É a terceira princesa criada pela Disney e aparece no filme “A Bela Adormecida” em 1959. O nome de Aurora, foi dado pelos pais, por causa dos cabelos da cor do nascer do sol. Bela, antes de seu nascimento, havia sido prometida pelo seu pai para se casar com o Príncipe Filipe, e então unir os dois reinos. Quatro fadas foram convidadas para a festa de celebração de seu nascimento, três eram boas e uma era a malvada Maléfica, que a amaldiçoou com uma picada no dedo para a princesa bebê morrer no seu 16º aniversário. Para salvar sua vida, as três fadas mudaram o nome de Aurora para Rosa e a esconderam e cuidaram da princesa isolada em uma cabana na floresta até que completasse os 16 anos. Até que um dia, o Príncipe Filipe ao cavalgar nas redondezas da cabana de Aurora, encontra a princesa e os dois se apaixonam, sem saber que era a sua princesa prometida, marcam um encontro, mas infelizmente no mesmo dia que seria devolvida à sua vida real no castelo. Mesmo sendo levada escondida, Maléfica atrai e conduz a princesa para um quarto do castelo, onde ela adormece e só é acordada pelo beijo de amor verdadeiro do príncipe Filipe.
É a quarta princesa criada pela Disney e aparece pela primeira vez no filme “A Pequena Sereia” em 1989. Ela é uma jovem sereia, filha mais nova do Rei Tritão, que sente-se incompreendida por querer fazer parte do mundo dos seres humanos. É esse desejo que a leva a nadar até a superfície para resgatar o príncipe de seus sonhos e a a fazer um pacto com a bruxa do mar, Úrsula. Esse pacto era uma troca de sua linda voz por uma par de pernas. Em suas aventura, Ariel ainda conta com a parceira de seu peixe e melhor amigo Linguado e do caranguejo Sebastião, o maior conselheiro de seu pai.
É a sexta princesa da Disney e apareceu pela primeira vez no filme Alladin em 1992. Ela é apenas coadjuvante do filme, mas é a representação de uma mulher evoluída que traça seu próprio destino ao desafiar a estrutura social e se apaixonar por um rapaz pobre. Sendo a principal estrela, Alladin, um ladrão de rua pobre que rouba comida para sobreviver e vive na grande e movimentada cidade árabe de Agraba junto ao seu inseparável amigo, o macaco Abu. Jasmine é uma princesa, filha de um sultão, que conhece Alladin por acidente quando resolve visitar o mercado. A aventura começa quando ele é preso em uma jaula pelo malvado Jafar e através da lâmpada mágica Alladin se transforma em um príncipe, que só depois de muito esforço consegue a mão de Jasmine.
É a quinta princesa da Disney e fez sua primeira aparição no filme A Bela e a Fera em 1991. A históra se destaca pela graciosidade e inteligência de Bela ao reconhecer o verdadeiro signficado da beleza. No filme Bela vai até o palácio da temida Fera para salvar seu pai Maurício, que foi por acidente parar no covil da Fera. Por meio de uma conversa, onde Bela implora pela vida do seu pai, Fera acaba concordando em não fazer mal a Maurício com a condição de que ela ficasse com ele. A partir daí, uma bela lição de moral é dada sobre o verdadeiro amor que ultrapassa estereótipos.
É uma das mais recentes princesas criadas pela Disney, estreou no filme “A princesa e o sapo” em 2009. Tiana inova por ser a primeira princesa negra e primeira a trabalhar fora, como garçonete ela revesa em dois empregos para conseguir realizar o sonho de ter um restaurante próprio.A aventura começa na festa de sua amiga de infância Charlotte, quando por um incidente Tiana veste um de seus vestidos e um sapo surge anunciando ser seu príncipe encantado, desde que lhe concedesse um beijo para a quebra do feitiço. Tiana aceita a promessa do príncipe, mas ao invés do sapo se tornar humano, é ela que se transforma em sapo.
Bonecas Bratz <-- Bonecas Princesas Disney --> Bonecas Antigas